Chá com Poesia
ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ REBOUÇAS LEITE
PROFESSORA: HELINALVA
Justificativa:
A leitura de poesias estimula a sensibilidade, a criatividade e o desenvolvimento linguístico
dos estudantes. Através do projeto "Chá com Poesia", buscamos criar um ambiente acolhedor e encantador, onde os alunos possam se aproximar do universo poético de forma lúdica e interativa. Este projeto visa fomentar o gosto pela leitura, promover a reflexão e a interpretação textual, além de proporcionar momentos de interação e troca de experiências entre os alunos.
Objetivos:
- Promover a leitura e apreciação da poesia entre os estudantes.
- Desenvolver a capacidade de interpretação e análise textual.
- Estimular a criatividade e a expressão artística.
- Fomentar a interação e o compartilhamento de percepções e sentimentos através da
- poesia.
- Utilizar recursos tecnológicos (QR Codes) para tornar a experiência de leitura mais
- interativa e dinâmica.
- Provocar melhor interação entre os alunos e seus pais.
- Preparar o painel com o título "Chá com Poesia".
- Os 16 poemas podem ser colados diretamente no painel ou, se optar pela alternativa
- interativa, colar xícaras de papel no painel e esconder os QR Codes dos poemas
- dentro das xícaras.
- Neste dia, os estudantes podem expor poemas que tenham construído em sala de
- aula.
- Utilizar o painel como centro das atividades, onde os alunos irão interagir com os
- poemas através da leitura direta ou via QR Codes.
- Expor ilustrações e outros tipos de textos criados pelos estudantes, criando um
- ambiente de exposição na sala ou no pátio da escola.
- Degustar um lanche à base de chá, bolo, torrada, biscoitos.
- Realizar sorteio entre os participantes do encontro intitulado: Chá com Poesia.
2. Após o Chá com Poesia:
Cada grupo apresentará um dos poemas que mais gostou para a turma, destacando os
pontos discutidos anteriormente.
Os grupos que utilizarem QR Codes deverão explicar o processo de leitura digital e como foi
a experiência de interagir com o poema dessa maneira.
3. Debate e reflexão:
Organizar rodas de conversa para que os alunos possam compartilhar suas impressões
sobre a atividade desenvolvida com os pais e discutir a importância da poesia na vida
cotidiana.
Resultados esperados:
● Engajamento dos alunos na leitura de poesias, utilizando tanto recursos tradicionais
quanto tecnológicos.
● Aprimoramento das habilidades de interpretação e análise textual.
● Desenvolvimento da expressão artística e criativa dos estudantes.
● Criação de um ambiente de sala de aula mais dinâmico e interativo.
● Aumento do interesse dos alunos pela literatura e pela poesia.
Poemas selecionados:
1.Soneto da Felicidade - Vinícius de Moraes
2.No meio do caminho - Carlos Drummond de Andrade
3.Autopsicografia - Fernando Pessoa
4.Ou Isto ou Aquilo - Cecília Meireles
5.Soneto do Amor Total - Vinicius de Moraes
6.Soneto de Amor - Luís de Camões
7.As Borboletas - Vinicius de Moraes
8.O Pato - Vinicius de Moraes
9.A Porta - Vinicius de Moraes
10.O Gato - Vinicius de Moraes
11.Em uma tarde de outono - Olavo Bilac
12.Fogo-fátuo - Olavo Bilac
13.Seiscentos e Sessenta e Seis - Mario Quintana
14.Aninha e Suas Pedras - Cora Coralina
15.Retrato - Cecília Meireles
16.Pontinho de Vista - Pedro Bandeira



Nenhum comentário:
Postar um comentário